Carregando...

Os melhores vinhos do Brasil??

por Gustavo — Última modificação 01/05/2009 15:55:14

Estive pensando em montar uma adegazinha com os 10 melhores vinhos genuinamente nacionais. Percorrendo alguns sites, encontrei algo que acho que me ajudou. Vocês teriam algumas dicas a mais?


Vinhos brasileiros ganham medalha de ouro e prata na França


Um dos mais importantes concursos de vinhos do mundo – o francês Vinalies Internationales 2009 – acaba de premiar 11 vinhos brasileiros. O maior destaque foi o Cave Geisse Brut, produzido pela Vinícola Cave de Amadeu/Geisse, na região de Vinhos de Montanha de Pinto Bandeira, município de Bento Gonçalves (RS), que recebeu a única medalha de ouro entre os espumantes latino-americanos. Entre os 41 países participantes, apenas cinco foram laureados com medalha de ouro para seus espumantes. Os demais premiados foram Espanha (1), Itália (1 ), Canadá (1) e França (37). Receberam a medalha de prata as vinícolas Aurora, Miolo, Salton, Wine Park, Panizzon e Irmãos Molon e Salton.

A América do Sul recebeu nove medalhas de ouro, sendo o Cave Geisse o único espumante da região a obter a distinção, acima de 86 pontos. As outras oito medalhas de ouro dos sul-americanos ficaram com o Chile, com mérito para o enólogo Mario Geisse, o mais premiado da região, que também recebeu três medalhas de ouro para os vinhos da Casa Silva, vinícola em que atua como diretor técnico.

Realizado de 27 de fevereiro a 3 de março, em Paris, na França, o concurso contou 3.048 amostras inscritas, avaliadas por 120 degustadores, incluindo enólogos, sommeliers e jornalistas especializados. O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Carlos Abarzúa, e o enólogo, Philippe Mével, representaram o Brasil no concurso, que é organizado pela União dos Enólogos da França.

O Vinalies 2009 é um dos poucos concursos no mundo que tem a chancela de patrocínio dos três maiores organismos internacionais: a Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), a União Internacional de Enólogos (UIOE) e a Federação Mundial dos Grandes Concursos (VINOFED).

VINHOS PREMIADOS

Medalha de Ouro:
- Cave Geisse Espumante Brut 2005 - Vinícola Cave de Amadeu

Medalha de Prata:
- Aurora Espumante Moscatel - Cooperativa Vinícola Aurora
- Gran Legado Espumante Champenoise Brut - Wine Park
- Miolo Espumante Millésime Brut 2006 - Vinícola Miolo
- Panizzon Espumante Chardonnay Brut 2008 - Sociedade de Bebidas Panizzon
- Pietro Felice Espumante Moscatel 2008 - Irmãos Molon
- Pietro Felice Espumante Moscatel 2008- Irmãos Molon
- Pietro Felice Reserva Cabernet Sauvignon 2005 - Irmãos Molon
- Mistela Reggio di Castela 2002- Irmãos Molon
- Salton Desejo Merlot 2005 - Vinhos Salton
- Salton Intenso Licoroso Doce - Vinhos Salton
- Salton Talento 2005 - Vinhos Salton


Pingos
3
  




Comentarios

08/10/2011 22:25:18
Gostaria de saber como fica o vinho da Pizzato DNA 99, um merlot de primeira

Pingos
0
  
08/05/2009 23:53:42
Reforçando o argumento do Gustavo, afirmo que deixar de incluir o sauvignon da Valduga como um dos melhores, senão o melhor vinho brasileiro é realmente estranho. O que eu sei e sinto, prá mim tem mais valor do que os outros vêem e sentem.

Pingos
1
  
05/05/2009 15:47:36
ai vai uma lista de vinhos que gostei

Salton Desejo
Salton Talento
Salton Volpi pinot noir
Angheben pinot noir
Miolo lote 43
Cave de Pedra special blend
Lidio Carrado Dadivas chadornay
Salton prosecco

Pingos
0
  
ver mais comentários...

Adicione seu Comentario


comentário
Esta dica foi visualizada 7297 vezes